Algoritmo
GYLIARDE FARIAS ARAUJO
VARIÁVEIS E SEUS TIPOS,
ATRIBUIÇÃO.
SÃO JOSÉ
2012
1. VARIÁVEIS
Variável é um dado que armazena valores, sendo que estes podem ser alterados. No algoritmo estes valores podem ser modificados no decorrer da execução conforme a necessidade. Essas variáveis são guardadas em uma memória, para serem utilizados quando necessário exemplo:
X ← 2
X ← X +1
1.1 TIPOS DE VARIÁVEIS
No ambiente computacional, as informações variáveis são alocadas em dispositivos, chamados memória, para que possa ser utilizada quando necessária. Essas variáveis precisam de três atributos básicos: o “Nome” o “Tipo de dado” e a “Informação” a ser guardada. O nome precisa começar por uma letra e não pode contem símbolos especiais, exceto (_). (XZ, Loja).
A memória pode ser analisada como um armário, e neste possui várias gavetas, onde estão as variáveis. Para a identificação destas variáveis e necessários informar quais são seus tipos de dados, podendo ser eles:
Inteiro: {-2,-1,0,1,2,3}
- Não possuem números com frações, podem ser positivos ou negativos.
Real: {2,3 - ½ - 2 }
- Podem ter frações, números com mais casas decimais, (ingloba o grupo dos inteiros).
Literal: { “Onde”, “P12”, “123” }
- Podem ser caracteres, números ou símbolos delimitados por aspas.
Lógico: {Verdadeiro, Falso}
- Somente duas opções, verdadeiro ou falso.
2. ATRIBUIÇÃO
As informações de uma variável são feita por meio de atribuição, sendo que esta utiliza o símbolo ← para atribuir valores ou operações a variáveis, . Ex:
Nome ← “José”
XZ ← 3
XZ ← XZ + 1
O comando acima faz com que a variável “XZ” possua um valor atribuído igual a (4).
REFERÊNCIAS
FORBELLONE, André Luiz Villar; Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3.ed. -São Paulo: Prentice Hall, 2005.
Disponível em: Acessado em 08 de março de 2012.