algoritmo
UNIDADE 5 – ESTRUTURAS DE DADOS
5.1 VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS
Assim como na Teoria dos Conjuntos, uma variável pode ser interpretada como um elemento e uma Estrutura de Dados como um conjunto. Quando uma determinada Estrutura de Dados for composta de variáveis com o mesmo tipo primitivo, temos um conjunto homogêneo de dados. Podemos considerar que uma variável composta seja como uma alcatéia, e seus elementos (variáveis) sejam como os lobos (que são da mesma espécie).
As variáveis compostas homogêneas correspondem a posições de memória, identificadas por um mesmo nome, individualizadas por índices e cujo conteúdo é de mesmo tipo. O conjunto de 10 notas dos alunos de uma disciplina pode constituir uma variável composta. A este conjunto associa-se o identificador
NOTA que passará a identificar não uma única posição de memória, mas 10. A referência ao conteúdo do enésimo elemento do conjunto será indicada pela notação
NOTA[n], onde n é um número inteiro. Supondo-se que em um dado instante a variável composta NOTA contivesse os seguintes valores:
NOTA
n
60
1
70
2
90
3
60
4
55
5
91
6
100
7
47
8
74
9
86
10
NOTA[3] está referenciando o 3o elemento do conjunto cujo conteúdo é
90.
5.1.1 VARIÁVEIS COMPOSTAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Variáveis compostas unidimensionais são variáveis compostas por um conjunto de dados referenciados por um mesmo nome e que necessitam de somente um índice para que seus elementos sejam endereçados.
Sintaxe da declaração: tipo IDENTIFICADOR = vetor [LI..LF] de ;
IDENTIFICADOR : lista de variáveis;
Onde:
• LI : representa o limite inicial do vetor;
• LF : representa o limite final do vetor;
• : representa qualquer um dos tipos básicos ou tipo anteriormente definido;
• lista de variáveis : lista de variáveis (separadas por vírgula) que terão o mesmo tipo denotado por IDENTIFICADOR.
Exemplo:
tipo NOTAS = vetor [1..10] de real;
NOTAS : NOTAS_TURMA_A;
2
O