algoritmo de substituição
ÓTIMO.
O algoritmo ótimo, é o que apresenta o melhor desempenho computacional e o que minimiza o número de faltas de páginas. A idéia do algoritmo é retirar da memória a página que vai demorar mais tempo para ser referenciada novamente. Para isso, o algoritmo precisaria saber, antecipadamente, todos os acessos à memória realizados pela aplicação, o que é impossível em um caso real. Por estes motivos, o algoritmo ótimo só é utilizado em simulações para se estabelecer o valor ótimo e analisar a eficiência de outras propostas elaboradas.
FIFO.
O algoritmo de substituição de Página primeira a entrar, primeira a sair.
Dessa mesma forma funciona o algoritmo de substituição de páginas, o sistema operacional mantém uma lista com todas as páginas que estão atualmente na memória, onde a página mais antiga encabeça a lista, e a página mais recente está no final da mesma, assim se ocorrer uma falta de página, a primeira página da lista é removida, e a nova página é inserida no final da lista.
Quando aplicamos essa técnica em um sistema de estoque, o produto que saiu da lista poderia ser um chapéu que não está mais sendo vendido, mas também podemos remover arroz ou feijão, que são produtos que são altamente vendáveis, este problema também pode acontecer com a lista de páginas, onde não temos a certeza se a página que vai ser excluída da lista será uma página que não está sendo mais utilizada, ou se é uma página que está sendo bastante usada, por isso não se tem uma implementação pura desse algoritmo de substituição.
Exemplo: Imaginemos um supermercado que tem exatamente k vagas em seu estoque, e que seu estoque está totalmente ocupado por produtos antigos, então foi lançado um novo produto no mercado que está sendo um sucesso, mas não temos mais vagas no nosso estoque. Então para cadastrar o novo produto verificamos em nosso estoque qual é o produto mais antigo, ou seja o