algoritimo
*Definição de Vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.
Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice que armazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes ([]). O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).
*Implementação de Vetores e Matrizes em Linguagem C.
Como qualquer variável, um vetor ou matriz deve ser declarado no início do programa, comovisto no exemplo anterior. Um vetor ou matriz pode assumir qualquer tipo de dados que podemosatribuir a qualquer variável. Veja alguns exemplos de declarações:int sequencia[23];float notas[45];char letras[26];Quando efetuamos uma declaração de um vetor ou matriz, o número entre colchetes mostraqual o valor máximo de posições que ela irá possuir. Desta forma, dentro do programa,poderemos variar de zero até o número explicitado na declaração do vetor para acessar ouatribuir dados a ele. Esse número pode ser substituído quando necessário por uma variável dotipo int (como na utilização de cont no exemplo acima).Para acessarmos um “indivíduo” específico, então, podemos utilizar uma linha de comandoassim: sequencia[7], ou notas[26], ou letras[19]. Com a utilização de uma variável inteirachamada i, por exemplo, podemos fazer assim: sequencia[i], letras[i] ou notas[i].
Lembrete importante: A linguagem C não verifica a dimensão da matriz/vetor em umaatribuição acima do seu valor limite declarado. Se você declarar um vetor inteiro de 10 posições(int vet[10]) e utilizar uma