Engenharia Metalurgica
1. INTRODUÇÃO
A utilização de minério de titânio na carga de altos-fornos é uma prática bastante disseminada em diversas plantas industriais ao redor do mundo. O objetivo da utilização deste tipo de minério é da formação e precipitação no fundo do cadinho de compostos do tipo TiC e Ti(C,N). Estes compostos possuem elevado ponto de fusão e formam uma camada protetora sobre os blocos de carbono do cadinho reduzindo-se, assim, o desgaste dos mesmos. Portanto, a formação desta camada de elevado ponto de fusão irá diminuir as temperaturas da soleira do cadinho. O titânio protege o cadinho de alto forno e prolonga a sua vida útil. Isso porque o TiO2, em contato com carbono e nitrogênio, a altas temperaturas, resulta num poderoso composto refratário. Este composto forma uma camada protetora que evita desgaste e abaixa a temperatura externa do cadinho e da carcaça do forno. Para prolongar a vida útil do cadinho, aconselha, a utilização em torno de 3 a 5 kg de TiO2 por tonelada de gusa.
2. REVISÃO Bibliografica
O prolongamento de campanha dos altos-fornos é um tema chave hoje na área de redução e na siderurgia como um todo. Reformas têm se tornado cada vez mais onerosas, devido à tecnologia empregada. E, além dos custos diretos com obras, há aperda de produção que compromete o atendimento a clientes. Para usinas, que possuem apenas um alto-forno, uma reforma deve ser postergada ao máximo para minimizar as perdas para a empresa e seus clientes.
Em virtude da importância do assunto, muito tem sido discutido com respeito a formas de preservação dos altos-fornos. Nos fornos modernos, a substituição do revestimento refratário por stave coolers mudou o ponto critico de desgaste da rampa para os elementos de refrigeração e o cadinho (Fujiharaetalli, 2003), uma vez que a expectativa de vida útil dos novos elementos de refrigeração supera os 25 anos(Peters et alli, 2003). Nesta dissertação o foco foi direcionado para o cadinho, uma vez