Algoritimo
» algoritmo é uma palavra que indica o início da definição de um algoritmo em forma de pseudocódigo.
» é um nome simbólico dado ao algoritmo com a finalidade de distinguí-los de outros algoritmos que você possa vir a criar. Esse nome deverá vir entre aspas duplas.
» é uma parte opcional do algoritmo e indica a área onde será feita a declaração dos valores constantes (que não vão mudar durante a execução do algoritmo). Mais detalhes, daqui a pouco.
» var é uma parte opcional do algoritmo e indica a área onde será feita a declaração de variáveis (que vamos saber o que é daqui a pouco) do algoritmo. Uma vez que essa parte exista no algoritmo, deve-se indicar a área de declaração com a palavra var e, depois dela, obrigatoriamente, especificar que variáveis serão usadas no algoritmo. Paciência que explicaremos isso em detalhes, mais a frente.
» consiste de uma área opcional do algoritmo onde são definidos os subalgoritmos, ou seja, algoritmos que podem ser criados dentro de outros. Isso será assunto do Capítulo 5. Logo, por agora, apenas saiba que esse seria o lugar onde os subalgoritmos, também chamados de sub-rotinas entrariam.
» início e fimalgoritmo são respectivamente as palavras que delimitam o início e o fim do conjunto de instruções do corpo do algoritmo, que é o lugar onde vai ocorrer todo o processamento
(realização de cálculos, leituras de dados, saída de dados, operações, etc).
Exemplos
Escreva um algoritmo para calcular e imprimir a soma dos números inteiros e pares de 1 a 50.
resolução : var n1, n2, result : inteiro
inicio
result