Algoritimo
1. INTRODUÇÃO Sistemas de Numeração e Conversão
Atualmente, o sistema de numeração decimal é o sistema mais importante e mais utilizado por nós, seres humanos, para a representação de quantidades em geral, sendo este reconhecido universalmente. No mundo da computação, os sistemas digitais operam com mais de um sistema de numeração ao mesmo tempo, onde o mais utilizado é o sistema binário. Tendo em vista esta interoperabilidade de sistemas, esta aula visa apresentar os sistemas de numeração utilizados no mundo computacional e demonstrar, através de cálculos matemáticos, como efetuar a conversão de uma determinada base para outra, tendo sempre como base intermediária, a base decimal.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Dentro do mundo computacional, os sistemas de numeração utilizados atualmente são esses: decimal, binário, octal e o hexadecimal. Então, vamos conhecer cada um deles... Decimal – Base 10, é o sistema no qual possui 10 algarismos para representálo: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Binário – Base 2, possui somente 2 algarismos, representando 2 estados para representá-lo: 0,1; Octal – Base 8, no qual possui 8 algarismos para representá-lo, que são estes: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Hexadecimal – Base 16, sistema no qual possui 16 algarismos para representálo: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F. Equivalências: A = 10, B = 11, C = 12, D = 13, E = 14 e F = 15.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
CONVERSÃO ENTRE BASES
Agora que já conhecemos cada uma das bases e suas respectivas particularidades, passemos a parte que aborda sobre os cálculos matemáticos utilizados para converter uma base numérica em outra. Cabe lembrar que será utilizado o sistema de numeração decimal ( base 10 ) como base intermediária entre as conversões numéricas, mas que existem métodos de conversão direta como, por exemplo, de octal para binário etc.
CONVERSÃO DECIMAL >>>