Algas
Brenda Oliveira de Aguiar1
Elvislândia Silva Mesquita2
Francisca Rosângela Araújo Rocha3 INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo expor conhecimentos científicos sobre as algas Gracilaria e Hypnea , espécies cultivadas na praia do Xavier, através do incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do município de Camocim. As espécies aqui mencionadas, além se serem encontradas em abundância em nosso litoral, possuem um alto valor ambiental, econômico e nutricional. O que se propõe aqui é compreender sua importância para nossa sociedade, seus meios de cultivo, aproveitamento e uso de técnicas no processamento das mesmas, no intuito de elaborar novas receitas a serem usadas na merenda escolar do Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar, procurando uma alternativa saborosa, atrativa e rica em vitaminas e sais minerais.
METODOLOGIA
Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre as espécies de algas encontradas em novo litoral, seu valor nutricional, técnicas de coleta e processamento. Ficamos a par que em nosso município funciona o cultivo de tais espécies, visando gerar renda para a comunidade local e implementar as mesmas no cardápio escolar. Procuramos fazer uma visita de campo para aprender e vivenciar tais técnicas de cultivo e processamento. Com embasamento teórico, iniciamos os testes em nosso laboratório, para elaboração de novas receitas utilizando tais espécies de algas. Produzimos alguns subprodutos que passaram por degustação da comunidade escolar e foram aprovadas.
RESULTADOS
Ficou visível a toda comunidade escolar a importância de conhecermos nossas riquezas locais e seu valor científico para a sociedade. Conseguimos transpor as teorias vistas em sala de aula a realidade