algas
Conhecida como “NORI” no Japão, “ZICAI” na China e “PURPLE LAVER” na Grã-Bretanha, essa alga tem um valor nutritivo inestimável, a alga é rica em cálcio, ferro, vitaminas A, B, C e E, além de conter duas vezes mais proteínas do que algumas carnes. São também excelentes fonte de iodo, mineral muito importante no funcionamento da glândula tireoide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas, tem sido registrado em testes laboratoriais que a incidência de câncer em camundongos tem diminuído com o consumo de nori bem como úlceras estomacais. Outras vantagens da nori é conter baixo nível de gordura e calorias e alto teor de fibras, facilitando assim todo o processo digestivo. O consumo regular de algas pode ajudar a combater a anemia e contribuem para a saúde dos sistemas endócrinos e nervoso, as algas também possuem importante papel nas doenças cardiovasculares, pois são efetivas na redução do colesterol e ajudam na prevenção da arteriosclerose e da hipertensão, pois fortalecem as paredes arteriais.
O nori possui uma cor esverdeada ou avermelhada, o que depende da espécie de alga empregada na sua fabricação, e costuma ser utilizado inteiro, esfarelado ou cortado em pequenas tiras misturados ou polvilhados por cima da comida.
Atualmente a produção do nori envolve uma técnica muito avançada de agricultura. Ela é feita em “fazendas” à beira do mar onde a alga Porphyra cresce presa a redes suspensas na