Algas Pardas
Centro de ciências da natureza
Detapartamento de Biologia
Prof. Dr. Ribamar Rocha
Aluna: Paloma Karenina Bacelar Santana
Algas Pardas : Filo Phaeophyta
Teresina,Pi. 2014
INTRODUÇÃO :
As algas pardas são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectiva- mente, de rizóides, caulóides e filóides. São plantas avasculares, ou seja, não possuem mecanismos específicos de transporte e circulação de fluidos, água, sais minerais, e outros nutrientes, como ocorre com as plantas mais evoluídas. Não possuem seiva. São portanto, organismos com estrutura e organização simples e primitiva. As algas podem ser divididas didaticamente em dois grandes grupos: microalgas e macroalgas. As algas pertencem ao grupo das talófitas - plantas que possuem o corpo em forma de talo, sem diferenciação de tecidos e protistas clorofilados. Em vista disso, esses organismos não possuem raízes, flores ou sementes.
Existem tanto algas unicelulares como pluricelulares, com tecidos adaptados para diversas funções. O tamanho também é variável: há algas microscópicas com apenas alguns mícrons de diâmetro e também organismos de dezenas de metros de comprimento, encontrados no oceano Antártico. Muitas algas se assemelham aos protozoáriosE devido à sua mobilidade. As algas marinhas têm uma função primordial no ciclo da vida do ambiente marinho. São chamados organismos produtores, pois produzem tecidos vivos a partir da fotossíntese.
DESENVOLVIMENTO:
As algas pardas são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectiva- mente, de rizóides, caulóides e filóides. Algumas algas chegam a apresentar talos imensos como as espécies dos gêneros Laminaria (70m), Sargassum (30m), Macrooystis (1 5m) etc. Os plastos são providos de clorofila e de um tipo de xantofila que lhes confere a cor pardacenta, chamada