Algas pardas, vermelhas e verdes, coletadas em alagoas.
Campus Universitário Profº Alberto Carvalho
Departamento de Biociências
Disciplina: Biologia de algas, briófitas e Pteridófitas.
Docente: Marcela Cáceres
Discentes: João Marcos Cézar
Luciana Oliveira
Suzi Cléa Pereira Barreto
Thaís Andrade de Lima
Itabaiana, 24 de novembro de 2011.
Resultados e Discussão:
Com a aula de campo realizada nos dias 03 e 04 de novembro foram coletadas algas das divisões Rhodophyta (vermelha), Phaeophyta (pardas) e Chlorophyta (verdes).
Essas foram encontradas na região do litoral de Alagoas, especificamente na Praia do Francês e na Barra de São Miguel.
A partir desta coleta, realizaram-se estudos a fim de obter o resultado que serão descritos nesse trabalho.
Como resultados foram obtidos quatro espécies pardas, quatro vermelhas, seis verdes, e uma associação entre uma vermelha e uma verde.
❖ Algas pardas (Divisão Phaeophyta) encontradas na aula de campo, realizada na Praia do Francês e na Barra de São Miguel.
❖ Algas vermelhas (Divisão Rhodophyta) encontradas na aula de campo, realizada na Praia do Francês e na Barra de São Miguel.
❖ Algas verdes (Divisão chlorophyta) encontradas na aula de campo, realizada na Praia do Francês e na Barra de são Miguel.
❖ Foi encontrada na coleta, uma associação entre algas vermelhas e verdes.
Todas são marinhas e apresentam coloração diferente, de acordo com os pigmentos de clorofila, sendo que as pardas apresentam clorofila a e c, as verdes apresentam clorofilas a e b, e as vermelhas apresentam clorofila a e ficobilinas.
Para classificarmos em suas devidas classes seria preciso de um estudo mais aprofundado, com a utilização da chave de identificação, o que não foi feito. Portanto, fica difícil falar de cada uma em relação as suas classes. Mas, conseguiu-se identificar a Classe Ulvophycea pertencente a Divisão Clorophyta, especificamente o