Alfred Bion - Alguns conceitos
FATORES: atividades psíquicas que operam em conjunto para constituir função; esses fatores devem trabalhar em conjunto (ex: o carro em movimento é a função, e os fatores são o que fazem o carro funcionar, como a gasolina, o motor, etc).
FUNÇÃO: atividades mentais abrangentes são observáveis em operação no sujeito; os fatores são deduzíveis a partir da observação da função.
OPERAÇÃO BEM SUCEDIDA: produção de ELEMENTOS ALFA- armazenáveis utilizáveis em pensamentos oníricos, FATORES DIGERIDOS, disponíveis pela memória e para pensamento.
OPERAÇÃO MAL SUCEDIDA: impressões sensoriais e emoções não processadas ELEMENTOS BETA - coisas em si, disponíveis para "evacuação", atuação, identificação projetiva: FATORES INGERIDOS; havendo a "evacuação" o individuo "coloca para fora" não fazendo o aproveitamento da experiência.
IDENTIFICAÇÃO PROJETIVA: processo através do qual o sujeito deposita elementos indesejados da sua experiência para dentro da mente do outro (expulsão de um e contaminação do outro); expulsão violenta, tão violenta que vai para dentro da mente do outro, controle do outro, evacuação, se livra ao depositar no outro.
REVERIE: fator da função alfa, capacidade materna de sonhar a necessidade do filho. receptividade mental da mãe as necessidades do filho; há a possibilidade da mãe não possuir a reverie, para Bion é uma atividade exclusivamente materna
PROJEÇÃO: expulsa algo próprio e deposita no outro. ATAQUE A FUNÇÃO ALFA: ataque a compreensão das experiências; são o ódio ou a inveja, sentimentos que acarretam na destruição da possibilidade de contato consciente com você mesmo ou com outros objetos vivos. onde encontramos elementos beta , não tendo o aprendizado com a experiência ( a função alfa se desenvolve do contato com o outro, nascemos sem a função alfa, quem processa a experiência para o bebê é a mãe)
BARREIRA DE CONTATO: membrana permeável e seletiva que separa os elementos alfa