Dinâmica em grupo
Tipo de Dinâmica: Aquecimento
Material: Script com a história e fichas com personagens
Competências e Aspectos Avaliados: Concentração, Observação, Dinamismo, Agilidade, percepção do todo, etc.
Aplicação: O Facilitador pode usar esta técnica com o grupo em círculo ou em formato de sala de aula. Deve pedir que coloquem suas coisas em um local que não atrapalhe pois a atividade a seguir vai exigir mobilidade. Na sequência, distribui aleatoriamente os personagens e instrui o grupo: “Vou contar uma história e quando eu disser o personagem de vocês, vocês levantam e batem uma palma. Quando eu disser carruagem, TODOS levantam e batem 1 palma”. O ideal é que seja aplicada 2 vezes: 1º lida de forma lenta para aprendizado e a 2º de forma acelerada para concluir a finalidade do “quebra-gelo”.
Comportamentos à serem observados para realização do fechamento: A capacidade de entender as regras do jogo e assimilar com a prática, a agilidade e perceção ao ouvirem o seu personagem e levantarem prontamente, a sincronicidade do grupo, as pessoas que não conseguem acompanhar, diferença de ritmos em uma mesma equipe, etc.
Considerações gerais: Esta é uma Dinâmica de natureza quebra-gelo, ou seja, tem o objetivo de minimizar a ansiedade, baixar as defesas dos candidatos em contingências de avaliação psicológica, etc.
Personagens que serão distribuídos aos sujeitos:
- cocheiro
- roda
- passageiro magro
- passageira
- menininho chorão
- banco
- porta
- mola (s)
- cavalo
- CARRUAGEM (TODOS LEVANTAM, NÃO PRECISA DE FICHA)
A história a ser lida pelo facilitador:
"A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim