ALfred Alder
“ Ser um ser humano significa sentir-se inferior ”
CONCEPÇÃO DE HOMEM Adler foi o fundador do sistema Holístico da Psicologia Individual, sua teoria compreende cada pessoa como uma totalidade integrada ao seu sistema social. Argumentava que os objetivos de vida têm maior influência no comportamento do que suas experiências passadas e creditava que todos são orientados a um objetivo de superioridade e domínio do meio.
A psicologia individual mantém que o principal motivo para o comportamento humano é uma busca pelo sucesso, mas que pode tornar-se uma busca por superioridade como compensação para sentimentos de inferioridade. A opinião da pessoa sobre si e sobre o mundo influencia todo o seu processo psicológico, porque todos os problemas importantes da sua vida são problemas de natureza social, o homem procura ter contato com outros indivíduos, coloca o bem-estar social acima de seu próprio interesse, adquirindo um estilo de vida voltado para o meio externo (ambiente físico e social) de que ela mesma normalmente não percebe, o ambiente social molda a sociedade em si.
CONCEPÇÃO DE MUNDO
Os relacionamentos sociais tem muita influência sobre a teoria de Adler, eles estabelecem a manifestação direta do interesse social e são fundamentais no desenvolvimento de um estilo de vida produtivo e transformador. Adler enfatiza que a vida é uma movimentação em direção a uma melhor adaptação ao ambiente, maior participação e desprendimento, ele destaca tanto o efeito das influências sociais sobre a pessoa quanto a importância do interesse social. O individuo não é encaminhado por forças inconscientes, não é guiado por impulsos e nem por forças culturais e experiências de infância, cada pessoa é o agente criativo da sua própria personalidade, do seu próprio estilo de vida, direcionando e elaborando seu desenvolvimento. Os objetivos que as pessoas querem chegar e como lutam para alcança lós fornecem a compreensão do significado que atribuem