Alfbetização
1º Aula 28/07/2013 23:00 as 00:00
LETRAMENTO
Processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendizado se dá, a partir da convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças),Esse processo acontece pela mediação de uma pessoa mais experiente, através dos bens materiais e simbólicos criados em sociedade.
ALFABETIZAÇÃO
O processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando seu campo de leitura, através da alfabetização. Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos.
Letramento: Práticas sociais que leituras e escritas exigem, nos diferentes contextos, que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. É a função social da escrita.
Alfabetização: Desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita.
ANALFABETO FUNCIONAL
Ao contrário do analfabeto, que é a pessoa que não sabe ler, o analfabeto funcional consegue reconhecer as letras. O problema é que o analfabeto funcional,não consegue entender o que lê e nem elaborar um enunciado, por mais curto que seja sobre um assunto genérico.
ANALFABETOS DIGITAIS
O termo analfabeto digital já não é novo, mas é um novo problema que se apresenta para nossa população pouca letrada.
ANALFABETOS POLÍTICOS
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do