Alfabetiza o e letramento trabalho individual
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender a literatura infantil enquanto recurso lúdico para o ensino- aprendizagem, bem como a sua contribuição para estimular o interesse dos alunos pela leitura de forma prazerosa. O lúdico não se encontra apenas no ato do brincar, mas também no ato de ler. Ao apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo, a criança adentra mundos até então desconhecidos por meio de sua rica capacidade de imaginação. O ato de ler, da forma como vem sendo trabalhado nas escolas, não tem contribuído para despertar no educando o gosto pela leitura. A grande maioria lê para cumprir uma exigência do professor, para a realização de uma avaliação. É preciso resgatar o gosto pela leitura, através do imenso repertório que a literatura infantil nos oferece. A interação com essas obras contribuirão aos alunos o desenvolvimento da leitura, da linguagem oral e da escrita. Portanto, quanto mais cedo essa técnica for empregada, mais cedo as crianças se envolverão e aprenderão a gostar da leitura. Portanto, apresentamos algumas técnicas que contribuirão para o trabalho do educador no sentido de despertar no educando interesse pela leitura. Os recursos que consideramos importantes descritos ao longo deste trabalho são instrumentos que fortalecerão o fazer pedagógico dos professores que porventura se interessarem pela temática. Não são fórmulas prontas, mas são conhecimentos que podem ser utilizados como possibilidades para alcançar a leitura lúdica na fase da educação infantil.
Introdução 2
A literatura infantil é um recurso fundamental e significativo, para a formação do sujeito, de um leitor crítico e ainda pode desenvolver os valores morais.
A criança necessita se familiarizar com a diversidade textual e de gêneros desde o inicio da vida escolar, isso porque nessa fase de escolarização, a criança esta em processo de aprendizagem e de desenvolvimento de suas capacidades, mesmo que não tenha