alexsandro
Podemos avaliar o filme como uma lição de vida, princípios, escolhas e principalmente a concorrência.
O filme vem dançar, narra o cotidiano de uma escola que agrega alunos de classe baixa e que são marginalizados e vivem em ambientes familiares com pais alcoólatras ou que se prostituem, já tiveram algum membro da família morto pelo tráfico ou preso por praticá-lo.
Essa escola tem em sua direção, uma gestora que demonstra autoridade e bom senso, e tem em seu Projeto Político Pedagógico, um programa de assistência aos jovens infratores, onde esses são obrigados a permanecerem na escola em horário extraclasse, praticando alguma atividade.
No entanto, o programa não oferecia aos alunos, atividade alguma, até o momento em que surge o professor PierreDulaine (interpretado por Antônio Banderas), que é um dançarino de salão profissional, interessado em ensinar voluntariamente dança de salão para os alunos dessa instituição. A princípio a diretora da escola não se interessou pela proposta de Dulaine de ensinar dança de salão aos alunos. Mas ele acaba convencendo-a e fica com algumas aulas.
Mas Dulaine não contava que ficaria com os alunos que se encontravam na detenção, mas mesmo assim não voltou atrás.
Este educador foi a princípio desacreditado pelos outros profissionais que já atuavam na escola e principalmente pelos alunos aos quais iria ensinar, pois estes, não tinham interesse em aprender o estilo de dança oferecido pelo professor, pois consideravam-na inadequada ao seu estilo de vida intitulando a de “dança de branquelos”.
Porém, com perseverança, criatividade e dedicação, utilizando uma forma diferenciada de educar, o professor consegue despertar o interesse dos alunos e o aval dos pais, mostrando a esses ao ser questionado sobre os seus métodos educacionais, que através da dança seus alunos estavam aprendendo a se aceitarem e acreditar em sua capacidade e principalmente aprendendo a conviver com as diferenças .