ALEX CARVALHO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ALEX CARVALHO SANTOS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Primeiros Socorros.
Orientador: Prof. Wendel Frein
Paripiranga
2015
1. CREDENCIAIS DO AUTOR Autoria para esta edição esta publicação é uma adaptação da proposta de formação de profissionais de saúde e de educação, cedida pela autora e enfermeira Dra Marina Marcos Valadão. A produção deste material foi um processo que contou com muitos colaboradores que contribuíram no processo de elaboração das versões preliminares.
2. REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas: guia para a formação de profissionais de saúde e de educação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 160 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
3. CITAÇÕES DA OBRA POR CAPÍTULO
3.1. CAPÍTULO II: A BUSCA DE NOVOS CAMINHOS PARA PREVENIR DST/AIDS
Por um longo período, que nos trouxe muitas lições, o foco principal da educação. Em saúde e da prevenção da AIDS esteve na mudança de comportamentos individuais, mediante a definição de “fatores de risco” que deveriam ser eliminados a partir de ações racionais, de responsabilidade de cada pessoa. Mas a experiência mostrou que os chamados “fatores de risco” não podem ser transformados isoladamente, pois são parte de “um complexo único de múltiplas dimensões – biológica social e cultural (Carvalho 1996).” (BRASIL. Ministério da Saúde, 2006, p. 25).
PARECER CRÍTICO:
O principal objetivo desse capítulo é discutir a respeito da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, destacando que a educação é uma importante ferramenta que pode contribuir, consideravelmente, para que esse processo de prevenção