Alentejo
Localização : compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém.
Caracterização física:
Rede Hidrográfica: rios Sado; Tejo; Guadiana e chança.
Elementos do Clima: temperado mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e suaves. A diminuição da influência marítima torna as áreas mais interiores do Alentejo particularmente quentes no verão e, no inverno, relativamente frias.
Relevo: grande uniformidade de peneplanícies, de onde ressaltam, dispersas e afastadas, massas montanhosas de fraca altitude, com exceção das serras de São
Mamede (1025 m) e Marvão (865 m).
Solo: são de origem granítica e algumas manchas de derivados de xistos e quartzodioritos, na região de Borba aparecem com maior dominância solos derivados de calcários cristalinos e na região de Moura, solos calcários pardos.
Na generalidade, são solos de média a baixa capacidade de uso e com médio a baixo nível de fertilidade.
Caracterização Humana: A agricultura e a pecuária são as atividades que marcam o perfil social e económico da sociedade alentejana. O declínio da agricultura tem sido parcialmente compensado pela expansão de atividades relacionadas com o turismo, como a caça e o turismo rural. Ao predomínio de pessoas residentes habilitadas com apenas o primeiro ciclo, contrapõe-se uma reduzida percentagem de população residente com ensino médio e superior
Morfologia Agrária: Latifúndios, formas irregulares, campos abertos
Técnicas: sequeiro; exploração extensivo; policultura Paisagem
Agrária
Sistema de Cultura
Produções agrícolas
(imagens, condições favoráveis ao
culturas temporárias culturas permanentes: o trigo, o centeio, o girassol e o tomate.
desenvolvimento de cada produção, valores de produção…) cortiça, vinho e azeite produção
florestal:
carvalho,
oliveira,
videiras produção pecuária: a criação de
gado
bovino,
ovino
e
suíno.
Rendimentoquantidade