Aleitamento Materno
O aleitamento materno é reconhecido no mundo inteiro como o fator mais eficaz de proteção para os bebês. Quando a mãe amamenta, faz muito mais do que alimentar o bebê. Ela transmite amor, segurança, saúde e proteção. Por isso, se diz que o leite materno é um alimento completo, pois só ele garante tudo o que o bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida. E continua sendo um excelente alimento até os 2 anos ou mais.
O bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite materno oferece tudo que o bebê precisa possuindo todos os nutrientes que o bebê necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável.
Aumenta o vínculo afetivo mãe e filho;
Traz grande economia para a família. É prático, não precisa ferver, mistura, coar, dissolver ou esfriar, está sempre pronto, a qualquer hora e lugar.
O leite materno é de fácil de digerir, não sobrecarrega o intestino e os rins.
Protege o bebê contra muitas doenças, especial da diarréia, pneumonia, otites.
Diminui as possibilidades de surgirem problemas alérgicos, respiratórios e doenças que se manifestam mais tarde como obesidade, pressão alta, colesterol e diabete.
Sugar o peito é um exercício excelente para o desenvolvimento da face, ajudando a criança a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e ter boa respiração.
Diminui as probabilidades de ter câncer de mama, ovário, diabetes.
O ato de sucção do beb6e favorece a contração do útero materno após o parto, diminuindo as perdas sanguíneas, consequentemente previne anemia observada no pós-parto.
Facilita a perda de pesa ganho durante a gestação.
Incentivo Aleitamento Materno Intra-hospitalar
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas