Aleitamento Materno
Print version ISSN 0021-7557
J. Pediatr. (Rio J.) vol.80 no.2 Porto Alegre Mar./Apr. 2004 http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000200005 ARTIGO ORIGINAL O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida
Crianças alimentadas exclusivamente ao seio nos 6 primeiros meses de vida apresentaram ganho ponderal adequado quando comparado aos padrões existentes, sendo acentuado nos primeiros 4 meses e desacelerando posteriormente; todas as crianças dobraram seu peso de nascimento antes do quarto mês de vida, chegando aos 6 meses eutróficas, com médias de peso superiores às relatadas nas referências utilizadas para comparação.
O crescimento estatural também se apresentou adequado, com desaceleração após os 4 meses de idade, sendo notada a diferença entre os sexos apenas aos 6 meses, quando os meninos estavam maiores que as meninas.
Assim, comprovamos ser o leite materno (como fonte única de nutrientes) o alimento ideal para um crescimento adequado nos primeiros 6 meses de vida, sem a necessidade de complementações; basta dar apoio à mãe quanto à amamentação e orientar e incentivar o aleitamento materno exclusivo.
http://www.leitematerno.org/
O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó).
O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.
Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.
O aleitamento materno protege as crianças de:
Otites
Alergias
Vómitos
Diarreia
Pneumonias
Bronquiolites
Meningites
Outras vantagens do leite materno para o bebé:
Melhora o desenvolvimento mental do bebé;
É mais facilmente digerido;
Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e