aleijadinho
1730 ? –1814
Muitas cidades ricas , mas um homem pobre apelidado aleijadinho
Povoada de lendas , a vida do aleijadinho é cheia de imprecisões. Baseado num discutido registro de batismo, o Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional oficializou o dia 29 de Agosto de 1730 como a data do nascimento , mas estudiosos da vida do artista contestam a legitimidade do documento, argumentando que o nome do pai de aleijadinho esteja errado. Além disso o atestado de óbito de aleijadinho indica que ele morreu com 76 anos, em 1814 , tendo assim nascido em 1738 , enquanto a certidão de batismo indica o ano de 1730.
Nascido em 1730, ou em 1738 , a verdade é que Antônio Francisco Lisboa , filho de uma escrava de nome Antonia Maria de São Pedro nasceu em Vila Rica , então capital de Minas Gerais e viveu a idade do ouro tendo visto o apogeu da mineração e o declínio.
Vila Rica não tinha esse nome a toa , além de ser a maior cidade , era ali que convergia todo o ouro extraído de Minas , tinha bom comércio , clero culto , doutores estudados na Europa , poetas e músicos.
Enquanto Antônio Francisco Lisboa esculpia suas obras-primas , poetas como Tomás Antônio Gonzaga , Cláudio Manoel da Costa entre outros emprestavam seus versos e Tiradentes com toda sua ação a Inconfidência , era uma época de arte e política.
E se o ouro de minas , corria para Portugal , como lembraria Tiradentes , algumas sobras ficou em Vila Rica , nas igrejas , fontes e sobradões , nisso as construções se multiplicavam e o trabalho para carpinteiro era o que não faltava , foi isso que atraiu o pai de aleijadinho , Manoel Francisco de Lisboa, que chegara de Portugal em 1724 , seguindo o exemplo do irmão , Antônio Francisco Pombal. Seu tio trabalhou na construção da Casa da Camara e Cadeia de Mariana era afamado entalhador. Foi ele quem completou a ornamentação da capela-mor da igreja de Nossa Senhora do Pilar , matriz do bairro de Ouro Preto. Quanto ao Pai participou de algumas