ALEATÓRIOS
ARTIGOS DE EMPREENDEDORISMO › O CICLO DE VIDA DE UMA EMPRESA DE SUCESSO
ARTIGOS · CAPITAL , FUNDOS DE INVESTIMENTO
12
ESTE CONTEÚDO JÁ AJUDOU EMPREENDEDORES
Humberto MatsudaPerforma InvestimentosSócio
19, AGO, 11
Para cada fase da vida de uma empresa existe um tipo de investidor especializado. Inicie o processo de acesso a capital com fundos que tem interesse em negócios do tamanho do seu.
No post anterior, falei rapidamente sobre a diferença entre um bom negócio e um negócio que possui vocação para receber investimentos de Venture Capital.
Desta vez eu gostaria de trazer um rápido esboço para esclarecer como se espera (pelo menos em teoria) que uma empresa que tenha essa vocação se comporte ao longo do tempo. Tanto do ponto de vista de valorização da empresa (Valuation) como do ponto de vista do risco e da maturidade.
No gráfico acima, pode se ver que, do momento da concepção de uma idéia até chegarmos ao dia do IPO (mercado público), temos uma série de estágios de maturação da empresa. Cada estágio está associado a um estágio de tipo de investimento. Em outras palavras, para cada fase da vida de uma empresa com vocação para Venture Capital existe um tipo de investidor especializado.
A grande lição aqui é entender que um grande fundo de Private Equity não vai ter interesse em investir em uma pequena startup que está apenas começando a sua vida.
Isso não tem nada a ver com a qualidade do negócio ou com seu potencial de crescimento. Para cada estágio de maturidade de uma empresa as necessidades que ela possui para continuar crescendo vão se alterando. Quanto menor e mais jovem for a empresa, maior é a necessidade de apoio operacional. Quanto mais madura e maior a empresa, maior é a necessidade de apoio financeiro.
Os bons investidores se especializam em fazer com que as empresas investidas adquiram as qualidades necessárias para passar para o próximo nível de maturidade e, consequentemente, de