ALDOUS HUXLEY FORDISMO HENRY FORD TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO REVOLUÇÃO AGRÍCOLA REVOLUÇÃO COMERCIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
631 palavras
3 páginas
ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA HUMANIDADE DE ALDOUS HUXLEY SEGUNDO O FORDISMOO Livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descreve um mundo futuro (não tão admirável), onde as crianças serão concebidas e gestadas em laboratórios, em linhas de produção artificiais, com um controle total sobre o desenvolvimento dos embriões, como sugere o Fordismo de Henry Ford quando este estabelece um modelo de produção em massa.
A ÊNFASE DE HENRY FORD EM TERMOS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)
A administração eficiente de Ford consiste no trabalho dividido, repetido, contínuo e baseia-se principalmente nos princípios da produtividade, intensificação e economicidade.
Ford tinha sua política empresarial alicerçada na produção em massa, em série e em cadeia contínua, no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para bens produzidos, isso tudo lastreado na elevação da produtividade do operário, aumento da intensidade da produção e economia máxima de material e tempo de fabricação.
REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Movimento dado na Pré-História, que marcou o fim dos povos nômades e o inicio da sedentarização do homo sapiens, com o aparecimento das primeiras vilas e cidades.
No Período Paleolítico, os grupos nômades não possuíam moradias fixas. Já no Neolítico, as sociedades humanas desenvolveram técnicas de cultivo agrícola e passaram a ter condições de armazenar alimentos. Isso levou a grupos humanos a se fixarem por mais tempo em uma região e a se deslocarem com menor frequência.
REVOLUÇÃO COMERCIAL
Foi a transformação verificada na economia da Europa, a partir do século XV, como decorrência do considerável desenvolvimento comercial da segunda parte da Idade Média e das descobertas do Novo Mundo.
Embora a designação de "revolução" não seja tão correta, uma vez que o movimento se efetivou durante aproximadamente dois séculos, e a melhor palavra que o define, porquanto as modificações na economia foram profundas e radicais, preparando o advento do