Aldeídos Química
ESCOVA PROGRESSIVA E DEFINITIVA;
Fabricação de Cosméticos;
Agentes esterilizantes;
Conservação de corpos;
Conservação de produtos químicos;
Confecção de tecidos e papéis;
Bebidas alcóolicas.
Propriedades gerais dos aldeídos (H-C=O)
Forças de interação molecular Possuem moléculas polares, mas elas não fazem ligações de hidrogênio entre si.
Pontos de fusão e ebulição Os pontos de fusão e ebulição dos aldeídos são mais altos que os compostos apolares e que os éteres e são mais baixos que os álcoois e dos ácidos carboxílicos de valor de massa molar correspondente.
Estado de agregação Os aldeídos com 1 ou 2 carbonos na molécula são gases; os demais são líquidos; a exceção se faz apenas para os que possuem valor de massa molecular elevado, que são sólidos.
Densidade
Os aldeídos mais simples são os menos densos que a água.
Solubilidade
Os aldeídos mais simples são solúveis em meio aquoso, já que podem estabelecer ligações de hidrogênio com as moléculas na água. Com o aumento da cadeia carbônica, porém, a solubilidade desses compostos diminui progressivamente até que, devido ao tamanho da cadeia, se tornam insolúveis nesse meio. Os aldeídos são solúveis na maioria dos solventes orgânicos: álcool, éter, benzeno.
Reatividade
Os aldeídos são compostos bastante reativos, sendo que os aldeídos alifáticos são menos reativos que os aldeídos aromáticos. Isso ocorre porque, quando a carbonila está ligada ao núcleo aromático, os elétrons da ligação π do grupo carbonila entram em ressonância com os elétrons π do núcleo aromático diminuindo a reatividade do composto (ou aumentando sua estabilidade).
Propriedades organolépticas
O metanal e o etanal possuem cheiro desagradável. Com o aumento da cadeia carbônica, os aldeídos passam a ter cheiros e aromas agradáveis e suas moléculas maiores são constituintes de diversas essências, como a de amêndoas amargas (benzaldeído) e a vanilina (3-metóxi – 4-hidroxibenzaldeído).