Aldeído
Conceito
Aldeído é todo composto orgânico
que possui o grupo funcional –
CHO – ligado à cadeia carbônica.
Esse grupo funcional (carbonila + hidrogênio) é chamado de aldoxila, formila ou metanoíla.
Muitas vezes os aldeídos são confundidos com as
cetonas, pois ambos possuem o grupo carbonila em suas estruturas. Porém, a maior diferença entre essas duas funções orgânicas é que nos aldeídos a carbonila sempre vem no final de uma cadeia carbônica, pois o oxigênio está ligado a um carbono, que, por sua vez, está diretamente ligado a um hidrogênio; assim, o carbono já possui três ligações, faltando apenas uma ligação para completar quatro. No caso da cetona, o oxigênio está ligado a um carbono que fica entre outros carbonos, portanto, dentro da cadeia carbônica e não nas extremidades. Diferença : Cetona x Aldeído
Utilidade
O aldeído mais conhecido é o metanal. Também é chamado de aldeído fórmico ou formaldeído. É um gás incolor, com cheiro muito forte e irritante.
Muito solúvel em água. Em geral, é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e esta solução é chamado de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas.
Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza. O etanal ou aldeído acético ou ainda
acetaldeído tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno.
É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético e ácido acético (presente no vinagre) e resinas.
Nomenclatura
1.
O sufixo é “al”, enquanto que nas cetonas é “ona”;
2.
Nos aldeídos não é necessário localizar a posição na cadeia carbônica de onde o grupo funcional está saindo, pois, conforme dito, ele sempre virá na extremidade.
Deve ser utilizada na terminação dos aldeídos a