Aldeia Indigena
ARIELLY FERREIRA
PROJETO INTEGRADOR
VITÓRIA
2014
ARIELLY FERREIRA
PROJETO INTEGRADOR
Trabalho apresentado à Profª Camila Lopes Taquetti, da Disciplina de Projeto Integrador, do segundo período do curso de Serviço da Faculdade Católica Salesiana do Espirito Santo.
VITÓRIA
2014
VISITA A COMUNIDADE INDIGINA BOA ESPERANÇA TEKOÁ PORÂ
Localizada no Distrito de Santa Cruz na Rodovia Es 010, a aldeia possui uma área de 1.700m² onde reside 33 famílias. Essa moradia é feita de tijolos e palha onde vive índio da tribo Guarani.
Essa visita foi realizada no dia 11 (onze) de outubro de 2014 pelos alunos do 2° período de Serviço Social da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Ao chegar à aldeia fomos recebidos pelo filho do cacique (Antônio) enquanto aguardávamos a sua chegada, a fonte de renda da aldeia é o artesanato, pois a caça é a pesca já não se tem muito, já não se tem animais como antes para dividir para todas as aldeias.
A escola fica localizada na comunidade é o ensino fundamental de 1° a 4° série são os professores da aldeia que dão aula, é de 6° a 8° série são os Tupiniquins que são os professores. Na cultura indígena a religião eles não usavam, mas quando algum grupo religioso vai ate a aldeia eles recebem em uma igreja que eles mesmos fizeram próximo a aldeia.
Sobre a organização da aldeia ela é formada por cacique que cuida da aldeia, vice cacique, conselheiro dos adultos, liderança que tem a mesma função doe conselheiro, conselheira mulher que fala para outras mulheres. Na aldeia possui posto de saúde que atende toda a comunidade, mais muitos preferem o curandeiro da aldeia (pajé) é as doenças mais constantes são: gripe, diarreia, e febre, a medicina natural é de grande importância.
Do governo eles recebem a bolsa família que ajuda nas despesas, o casamento é feito indígena com indígena, porém não pode haver casamento entre eles, pois é proibido,