alcoolismo
Alcoolismo é o conjunto de problemas causado pelo uso abusivo da substância chamada álcool. Alcoólatra é o dependente do álcool, é tido como dependente, uma pessoa que ingere excessivamente e regularmente bebidas alcoólicas, causando assim problemas na vida pessoal, amorosa e profissional da vítima.
O alcoolismo, além de ser altamente prejudicial a órgãos como o fígado, e, em casos mais graves, ao cérebro, causa também: embriaguez, perdas restritas de memória, demência, alucinação e delírios, além de distúrbios sexuais, de sono, ansiedade e humor.
O alcoolismo tem sido definido quando há interferência do álcool no funcionamento da vida do individuo, associado com forte compulsão para utilizá-lo, acompanhando de tolerância aumentada ao etano ou presença de sinais físicos secundários à abstinência. Em torno de 10% dos homens e 3 a 5% das mulheres são afetados pelo alcoolismo.
ALCOOLISMO
É o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos.
Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnésicas (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos.
Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.
O Fenômeno da Dependência
O comportamento de repetição obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos