Alcoolismo Uma Realidade Social
DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUI
Alcoolismo, uma Realidade Social
Francine Toller Saraiva Laísa Wociechoski Cavalheiro Tamires Buzetto
Ijuí – RS
Objetivo Geral O objetivo geral consiste em abordar o alcoolismo nos seguintes tópicos, relacionando-os à realidade da sociedade brasileira: •O que é alcoolismo
•Como acontece a dependência (causas)
•Conseqüências
•Tratamento
•A influência da sociedade e dos meios de comunicação Objetivo Específico O objetivo específico consiste em esclarecer como meios externos influenciam na dependência alcoólica.
Justificativa
O trabalho tem como finalidade esclarecer a questão do alcoolismo nos tópicos acima citados a fim de preparar os profissionais tanto da saúde quanto das demais áreas, para trabalhar com este problema quando com ele depararem-se, já que este tema é muito pertinente em nossa realidade social.
O que é alcoolismo
O alcoolismo = conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool e todas as conseqüências decorrentes.
O álcool é classificado como um depressor do sistema nervoso central e a porta de entrada à outras drogas. Como acontece a dependência
A dependência segue um conjunto de fatores, incluindo predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais, incluindo fatores sociais, como a facilidade de acesso ao álcool, aceitação social do vício e estilo de vida estressante,
Fenômeno da Dependência
Pode-se dizer que há basicamente dois mecanismos de manutenção da dependência química ao álcool.
1. O estímulo positivo, a gratificação e o prazer da bebida. 2. Os efeitos da abstinência.
Conseqüências à saúde
Sistema Nervoso – Inibidor da memória durante o período de embriaguez. Entre 5 e 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica.
Sistema Gastrintestinal – Inflamações no esôfago e estômago ocasionando algumas vezes sangramentos, enjôo, vômitos e perda de peso.
Pancreatites agudas