Alcool
isadora gonçalves barros
manaus- am
2013
ISADORA GONÇALVES BARROS
Álcool
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Filosofia, como parte da avaliação referente ao 1º Semestre
Profesor(a): Edmilson Dias Da Silva
MANAUS - AM
2013
Álcool
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.
Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.
Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.
Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
• Causas
– Fator cultural; – Incentivos pela sociedade, amigos, parentes, etc.; – Sensação que o álcool gera; – Capaz de gerar dependência;
• Opinião do autor
Os autores expressão sua opinião contraria ao álcool como droga lícita visto seus efeitos, entretanto, já que a legislação não proíbe seu uso é deixado um aviso para todos que bebem para o exagero. Podemos ver isso no seguinte parágrafo.
“o