alcool
Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de combustíveis.
Materiais utilizados
Proveta 100 ml com tampa, um bastão de vidro, balão volumétrico de fundo chato, Becker 50 ml, balança semi-analítica, espátula, solução 10% NaCl, amostra de 50 ml de gasolina comum.
Procedimento
Foi pesado 5g de NaCl no Becker para preparar a solução. Foi adicionando-se água, e à medida que o soluto era dissolvido era transferido para o balão. Quando o soluto foi todo dissolvido, os 50 ml foram completados com água. Essa solução de NaCl foi usada para aumentar a solubilidade do álcool em água, pois sendo este sal um composto iônico a sua solução é mais polar do que a água pura (contém íons), desta maneira consegue-se extrair com mais eficiência o álcool da camada orgânica, gasolina (apolar).
Depois de preparar a solução, foi colocado 50 ml de amostra de gasolina na proveta, e completado os 100 ml com a solução. Foi tampada a proveta, e agitada três vezes. O sistema foi deixado em repouso. E a partir do volume de água+álcool constatou-se o volume de álcool e a porcentagem.
Resultados e discussões
Considerando-se V’ o volume da mistura água/álcool, e V” o volume de álcool na gasolina, temos:
O volume da mistura álcool/água encontrado foi de 62 ml, assim temos:
A partir do volume se calcula a porcentagem de álcool na gasolina (x):
O teor de álcool nessa amostra de gasolina é de 24%.