Album da vida
Introdução
A sexualidade é uma função humana complexa e difícil de definir. Ela se manifesta de modos diferentes nas pessoas e passa por um processo de evolução durante as diversas fases da vida. A reprodução humana é a razão pelo qual eu e você existimos.
Existem diferenças visíveis no organismo feminino e masculino, e a mais evidente delas é a genitália, ou seja, caracteres que são determinados pelos órgãos sexuais, os quais serão descritos a seguir.
Aparelho reprodutor: Feminino e Masculino
Aparelho Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino é constituído de ovários, trompas de Falópio, útero, cérvix uterino e vagina. Os ovários, as tubas uterinas e o útero da fêmea sexualmente madura sofrem grandes alterações estruturais e funcionais associadas ao ciclo menstrual e à gestação. Estas alterações cíclicas são reguladas por mecanismos hormonais e neurais. O início da fase reprodutiva, marcada pelo início dos ciclos menstruais, é conhecido como menarca, ocorrendo entre 9 e 14 anos de idade. A menarca marca o fim da puberdade e inicio da vida reprodutiva, que dura cerca de 40 anos. Durante esta fase de vida os ciclos menstruais duram de 28 a 30 dias. Entre os 45 e 55 anos, os ciclos menstruais tornam-se mais irregulares e depois cessam. Esta alteração de função reprodutora é conhecida como menopausa ou climatério. O aparelho reprodutor para de funcionar e atrofia após o termino da fase menstrual.
• Ovário
O ovário tem duas funções inter-relacionadas: a produção de gametas e a produção de hormônios. A gametogênese denomina-se ovogênese, os gametas em desenvolvimento são os ovócitos e o gameta feminino maduro denomina-se óvulo. Os hormônios secretados pelos ovários funcionam na regulação da maturação dos ovócitos como também no desenvolvimento e maturação dos órgãos genitais, dos caracteres sexuais secundários e das glândulas mamárias.
O ovário tem forma arredondada com diâmetro de 4 cm, sendo