AL 2.3 neutralização acido-base
De ácido-base
Índice
1. Resumo pág.3
2. Introdução pág.4
3. Parte Experimental pág.5
3.1 Esquema de Montagem pág.5 3.2 Material pág.6 3.3 Reagentes/Produtos pág.6
3.4 Procedimento pág.8
3.5 Registos Experimentais pág.10
4. Tratamento de Resultados pág.11
5. Anexo pág.15
6. Discussão de resultados pág.17
7. Discussão de Resultados e Conclusão pág.18
8. Bibliografia pág.19
Resumo
O objetivo desta atividade laboratorial é determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl), num resíduo laboratorial, através de uma titulação ácido-base com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,10 mol dm-3.
Para conseguir-se responder ao objetivo da atividade foi preparada uma montagem que consistia em encher um balão de Erlenmeyer com 10 ml de solução HCl e em seguida adicionar-lhe 3 gotas do indicador selecionado (solução alcoólica de fenolftaleína). Encher a bureta com a solução padrão NaOH. Proceder à adição de titulante [NaOH] até existir viragem da cor do indicador, (a cor deve permanecer 30s). Repetir o ensaio até obter uma diferença de volumes de 0.10 ml, ∆V=0.10ml.
Com a realização desta atividade laboratorial e face aos resultados obtidos já nos é permitido responder as questões problema presentes na ficha e no manual:
Como neutralizar resíduos de ácidos/bases laboratoriais?
Adicionando uma base ou um ácido, respetivamente, até que todo o resíduo reaja. Nesta atividade usamos uma base forte (NaOH).
Como determinar a concentração em ácido/base num resíduo laboratorial?
Através de uma titulação. Pode se utilizar um indicador universal para identificar o ponto final ou esboçar a curva de titulação (utilizando um medidor ou sensor de pH). Conhecendo a concentração (Cbase = 0.10 mol/ dm3) e o volume (VNaOH = 11.13 ml) de titulante [NaOH]