ainus
Existem índios no Japão?
Sim. Trata-se de um grupo indígena denominado como Ainu. Eles podem ser encontrados especialmente em Hokkaido, ilhas Curilas e Sacalina. Hoje, presume-se que há mais de 150.000 Ainus. Entretanto a quantidade exata não é bem conhecida já que houve miscigenação e também porque muitos Ainus escondem sua origem devido a questões raciais no Japão.
Em muitos casos, a sobrevivência dos Ainus nem é motivo de preocupação para os ancestrais, já que os pais e avós mantém seus descendentes de forma privada, de forma a proteger suas crianças de problemas sociais.
No dialeto da lingua ainu em Hokkaido, ainu,significa ¨seres divinos¨.
Típica família indígena Ainu
Origem dos Ainus em Hokkaido.
Alguns estudiosos têm defendido a teoria mongólica, os Mongóis que viviam mais ao sul da Mongólia e os Mongóis que viviam mais ao norte da Mongólia, depois do período Jomon (há mais de 10.000 anos) os mongóis que viviam mais ao sul da Mongólia começaram a se locomover em busca de melhores condições de vida, migrando para o arquipélago japonês.
Os japoneses começaram a chegar a Hokkaido no início do século XV, mas antes de iniciarem a chamada colonização organizada no período Meiji (1868-1912), já havia ainus residindo na região.
Durante e depois da invasão, os ainus foram proibidos de caçar ursos e veados ou pescar salmão, que era o seu principal alimento, tirando-lhes o direito à subsistência. Os colonizadores japoneses empurraram o povo ainu até os mais remotos cantos de Hokkaido. Muitas pessoas morreram com a migração e com a fome.
Ainu Festival, festival que ocorre em Hokkaido, reunindo descendentes e assim manter suas raízes e tradições.
Ainus nos dias de hoje
Hoje, poucos descendentes dos ainu sabem se comunicar na língua de seus ancestrais. Segundo uma estatística da prefeitura de Hokkaido de 1999, 0,8% dos ainus, todos maiores de 50 anos, sabem conversar