ainda sem trabalhos
A evolução da ciência permitiu a humanidade explorar cada vez mais aquilo que o circunda , permitindo assim estabelecer um conjunto de soluções para variados problemas. Um desses problemas reflecte-se na observação de pequenos elementos que compõe o corpo humano sendo um deles as celúlas, com o principal objectivo de observa-la e estuda-las foi desenvolvido a biologia celular.
Biologia celular (histologia e citologia) é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.
É um estudo detalhado dos componentes da célula. Estes componentes são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos (os quais são formados por células). Com a invenção do Microscópio óptico foi possível observar estruturas nunca antes vistas pelo homem, as células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico. Com o advento da microscopia eletrônica, a qual propicia aumentos de 200.000 a 400.000 vezes com resolução de objetos tão pequenos quanto 1 ångstron (1å =10-4 µm), a visualização de estruturas celulares e também dos vírus puderam ser, então, desvendados pela ciência.
Em termos academicos a biologia celular é estudada em cursos da área de saúde e biológicas. No presente trabalho será abordado a sua importância neste ramo(saúde) aonde será feito um estudado de tudo aquilo que correlaciona as duas áreas.