Ainda bem
A administração de recursos humanos, também contemplada no artigo como gestão de pessoas, é fator importante para a vantagem competitiva sustentável do negócio.
Vislumbra-se, assim, que a área de recursos humanos – gestão de pessoas - está incorporada e não desassociada das estratégias organizacionais. Essa incorporação e alinhamento determinam as ações e atitudes na gestão de pessoas, que impactam no sucesso do negócio.
A construção deste artigo teve como ponto de origem o seguinte problema de pesquisa: devido à complexidade do ambiente dos negócios na era da globalidade, exigindo que as organizações estejam em sintonia com as demandas do ambiente, isto é, que sejam organizações a serviço do ambiente em que atuam, houve evolução efetiva dos recursos humanos no Brasil, para fazer frente ao novo contexto dos negócios? Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré
O objetivo é analisar se as mudanças que ocorreram nos últimos anos na administração de recursos humanos, em diversas organizações no Brasil, são alterações de terminologia que refletem também o êxito na evolução do departamento de pessoal para a administração de pessoas, quanto à forma de gerir pessoas – gestão de pessoas. Evoluções essas compreendidas aqui como valorização dos empregados nas organizações, tanto no que diz respeito à remuneração, aos benefícios quanto à valorização humana.
O artigo, por meio de um breve diagnóstico da realidade brasileira, adotou a metodologia de revisão de literatura, que Stein (2009, p. 9) ensina: “É o momento de construir o arcabouço teórico para explicar e dar significado aos fatos que se pretende investigar, aprofundando o que se propõe a estudar