Aids
Aluna: Isadora Ganem Vieira Sodré
1° ano E.M
Tema: Aids
Fiz esse trabalho sobre a Aids porque acho que devemos nos conscientizar mais sobre essa doença, atualmente ela atinge mais de 40 milhões de pessoas. Então o país devia fazer mais campanhas para tentar diminuir o avanço da doença, e devia também ajudar aqueles que adquiriram a doença, pois pessoas que tem Aids sofre muito preconceito sem contar que a Aids é uma doença que não tem cura. Eu acho que falar sobre a Aids é muito importante pois é uma doença horrível sem contar que nós mesmos estamos sujeitos a adquiri-la.
A Aids ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana o HIV. Isto faz a eficácia do sistema imunológico aos poucos se reduzir, deixando assim as pessoas sujeitas a infecções e tumores. O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa com um fluido corporal que contém HIV, por exemplo sangue, sêmen, secreção vaginal, fluido preseminal e leite materno. Esta transmissão pode ocorrer durante relações sexuais, transfusões de sangue, agulhas contaminadas, durante a gravidez o parto a amamentação ou a exposição a um dos fluidos corporais acima.
Os sintomas iniciais podem ser leves. Mais com o avanço da doença e o comprometimento do sistema imunológico começam a surgir doenças como a pneumonia, tuberculose, podem surgir também cânceres e infecções no sistema nervoso como meningite e toxoplasmose.
Ainda não se existe um tratamento que cure a Aids, portanto é possível aliviar os sintomas que se baseia em remédios antirretrovirais, que inibem a proliferação do vírus no organismo.
A melhor maneira de se prevenir da Aids é usando a camisinha nas relações sexuais, outra maneira é usar somente seringas descartáveis.
A Aids é representada pela fita vermelha, formando um “A” como símbolo de luta e solidariedade contra Aids, a cor vermelha foi escolhida devido a sua ligação com