AIDS
A prevenção da AIDS, uma doença grave que pode ser transmitida através do sangue, esperma, secreções vaginais ou leite materno, pode ser feita através de:
Uso da camisinha em todo contato íntimo;
Sempre utilizar seringas e agulhas descartáveis;
Uso de luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
Mãe portadora do vírus HIV não deve amamentar seu bebê.
Transmissão
As formas de Transmissão da AIDS são:
Relação sexual sem preservativo com indivíduo contaminado com o vírus HIV;
De mãe para filho, através da gravidez, parto ou amamentação;
Compartilhamento de seringas;
Contato direto de uma ferida com o sangue ou outras secreções de um indivíduo contaminado com o vírus HIV
O que é AIDS
A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. A aids não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer. Mas para isso é preciso tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Quanto mais cedo a pessoa souber que tem o vírus e iniciar seu tratamento melhor será sua qualidade de vida. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, uso de seringa contaminada, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste anti HIV.
Sintomas
Na maioria dos casos, os sintomas iniciais podem ser tão leves que são atribuídos a um mal estar passageiro. Quando se manifestam mais intensidade, são os mesmos de várias outras viroses, mas podem variar de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo.
Os mais comuns são febre constante, manchas na pele, calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem de 2 a 4 semanas após a pessoa contrair o vírus.
Nas fases mais