aids
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene; Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha ecabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites dopróprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, eoutras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos osobjetos envolvidos na higiene corporal.
Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, asujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticosrelacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura