Aids
A AIDS foi considerada o mal do século até pouco tempo atrás por ser uma doença sem cura e que se espalhava incontrolavelmente no mundo inteiro, uma das mais importantes causas de morte por doença infecto-contagiosa que se tem registros na humanidade.
Quando o mundo moderno teve conhecimento dela no início dos anos 90, a predominância dos doentes era de usuários de droga que compartilhavam seringas. Isso se ampliou pela promiscuidade sexual com uma carga enorme de preconceito para os homossexuais e constatou-se com pavor que as pessoas submetidas a transfusão de sangue também poderiam contrair a doença, o que gerou medo e início das medidas sanitárias para evitar a disseminação da doença dessa forma. Passamos a ter medo de ajudar o semelhante ferido e agora só o fazemos com luvas.
Apesar do conhecimento sobre a doença e o tratamento terem avançado muito, o preconceito sobre os soropositivos prevalece até os dias de hoje, desestabilizando a vida dessas pessoas tanto emocional quanto socialmente. Contudo, muito estudo e dedicação produziram ações de valor que o minimizam e fazem da vida dos soropositivos mais próximos da realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
A aids é uma sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida. É causada pelo HIV, vírus que ataca diretamente as células de defesa do nosso corpo e com o sistema imunológico