Aids
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de 5 a 30 dias. É o tempo que vai do momento em que a pessoa entra em contato com o vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas que pode ser através de relação sexual, compartilhar seringas, transfusão de sangue contaminado, etc.
JANELA IMUNOLÓGICA
É o tempo entre a contaminação e o aparecimento de anticorpos no sangue, que pode ser detectado pelos testes atuais. Esta janela dura normalmente menos que três meses.
DIFERENÇA ENTRE TER AIDS E SER PORTADOR DO HIV
Portador do HIV é qualquer pessoa que foi infectada pelo vírus e que na grande maioria das vezes está totalmente saudável. Ter AIDS significa a fase da infecção aonde surge várias doenças e infecções oportunistas que surgem pela deficiência do sistema imunológico da pessoa, que foi provocado pela ação do vírus.
SINTOMAS Não existe um tempo determinado para uma pessoa apresentar os sintomas da AIDS. Depende da resposta imunológica individual e talvez também do tipo de vírus. Podemos apenas dar uma resposta estatística que demonstra que a metade das pessoas, após 10 anos de infecção, ainda não apresentaram sintomas da AIDS. Tem um (pequeno) grupo que são soropositivos por muitos anos e ainda não apresentaram sinal nenhum de uma baixa na imunidade.
TRATAMENTO
DROGAS DISPONÍVEIS
Atualmente, há 17 drogas que compõem o arsenal contra o HIV. Durante bastante tempo o AZT (lançado em 1987) foi o único remédio disponível para o controle do vírus.
São elas:
Inibidoras da protease:
Indinavir (Crixivan)
Ritonavir (Norvir)
Saquinavir (Invirase ou Fortovase)
Nelfinavir (Viracept)
Amprenavir (Agenerase)
Lapinovir (Kaletra).
Inibidoras da Transcriptase Reversa Nucleosídeos:
Zidovudina (Retrovir ou AZT)
Ddidanosina (Videx ou ddI)
Zalcitabina (Hivid ou ddC)
Estavudina (Zerit ou d4T)
Lamivudina (Epivir ou 3TC)
Combivir (AZT +