Aids
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 1º AGRONOMIA
TRABALHO DE BIOLOGIA
HIV
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
AGOSTO – 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – 1º AGRONOMIA
TRABALHO DE BIOLOGIA
HIV
ACADÊMICOS: ANDRÉ ENGROFF DE SOUZA DANIEL ADRIANO SONTAG MATHEUS AFONSO KUHN MATHEUS MEIER TAÍS GARCIA
PROFESSOR: NEUMÁRCIO VILANOVA DA COSTA
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
AGOSTO – 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o retrovírus HIV (Human immunodeficiency vírus), que é uma DST de grande importância dentro do cenário mundial atual.
A Unaids, o programa da ONU para Aids, divulgou que pelo menos 34,2 milhões de pessoas no mundo vivem com o vírus HIV. A estimativa é que, no Brasil, estão 350 mil dessas pessoas — e outras 250 mil estão infectadas e não sabem.
2.1 HISTÓRICO DO HIV
O primeiro caso de HIV foi registrado em 1981, sendo levado até hoje a luta contra esta que pode ser considerada uma das maiores epidemias mundiais, uma vez que atinge uma grande população do mundo, e, principalmente as populações de áreas mais pobres que não tem acesso a prevenção nem a informação sobre a doença, a África lidera o ranking de infectados, com 76% dos casos registrados no mundo e 70% dos novos casos.
2.2 O QUE É VIRUS?
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula protéica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso outoxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária. Vírus é