aids A
SUMÁRIO
Introdução ....................................................................................................pág.1
Conteúdo .............................................................................................págs. 2 e 3
Conclusão ....................................................................................................pág.5
Bibliografia ...................................................................................................pág.6
INTRODUÇÃO
AIDS é a sigla da expressão em inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome (SIDA, em português - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Esta síndrome caracteriza-se pelo aparecimento de sinais e sintomas de outras doenças, as quais ocorrem devido ao enfraquecimento do sistema de defesa do organismo pelo vírus da AIDS.
AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. A AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.
CONTEÚDO
A infecção da AIDS se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento