aiaia
(TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, CAP. 20 PAG.410).
Modelo de estrutura matricial é o desenho que agrupa as pessoas e recursos simultaneamente por função e por produto. A matriz é uma grade retangular onde no eixo vertical está a responsabilidade funcional e no horizontal, a responsabilidade de produto. Com essa estrutura, a organização é diferenciada em funções de acordo com seus objetivos, tem poucos níveis hierárquicos em cada função e autoridade descentralizada. Os empregados funcionais se reportam aos gerentes de suas funções, mas trabalham num time de produto sob a supervisão de um gerente de produto. Por isso, são chamados empregados de dois chefes, pois se reportam a dois superiores. A organização é a principal unidade da matriz e o principal mecanismo de coordenação e integração. O controle vertical é mínimo, ao contrário do controle horizontal, que é máximo.
A estrutura matricial tem vantagens significativas: as equipes inter-funções devem reduzir as barreiras funcionais e superar os problemas de orientação a subunidade; facilita a comunicação entre os especialistas dando oportunidade aos membros das equipes de diferentes funções aprenderem uns com os outros podendo produzir inovações; permite a organização maximizar o uso de competências profissionais; o foco duplo para função e produto favorece o cuidado com custo e qualidade.
Na prática, a estrutura matricial tem também alguns problemas: falta de uma estrutura de controle que lidere os empregados diminuindo conflitos e ambigüidades; falta de uma definição clara da hierarquia de autoridade causando conflito entre as equipes funcionais e de produtos. Ela precisa ser bem gerenciada para manter sua