etapa 1 estrutura e analise das demonstraçoes financeiras
Balanço patrimonial
• Ativo
Tudo aquilo que é conhecido por bens e direitos de uma entidade, na contabilidade é chamado de ativo, e o ativo é dividido em três partes, ativo circulante, ativo não circulante e ativo imobilzado
No ativo circulante estão as contas que são realizadas dentro o exercício, como a conta caixa, conta banco, estoques e duplicatas a receber.
No ativo não circulante são as contas realizadas a longo prazo ou seja que estão fora de um exercicio, que são as vendas as prazo, que também são chamadas de duplicatas a receber.
No ativo imobilizado estão tudo aquilo que a empresa investiu, mas que não sera vendido para obter lucro, como os equipamentos, marcas e patentes, movéis, automóveis e imóveis, ele até poderá ser vendido, mas ele será substituído, fazendo com que a empresa sempre tenha um saldo de ativo imobilizado.
• Passivo
Tudo aquilo que é conhecido por deveres e obrigações de uma entidade, na contabilidade é chamado de passivo. Para montar as estrutura de um balanço patrimonial é necessário saber que o soma dos ativos tem que ser igual a soma dos passivos, então sabemos que o passivo também esta divido em três grupos, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio liquido.
Passivo circulante são todas as contas realizáveis a curto prazo, ou seja dentro do exercício.
Passivo não circulante são contas realizáveis a longo prazo, ou seja as contas que excedem o exercício.
Patrimonio liquido são os investimentos dos sócios, ou seja, o capital social, reserva de lucro, lucro acumulado e reserva de capital.
• recursos
Existem duas formas para uma entidade adquirir recursos, que na contabilidade é chamado de capital de terceirtos, que é o passivo circulante e não circulante, ou seja empréstimos, financiamentos e compras a