AI ECONOMIA MOD 4
Módulo: 4
Atividade: AI
Título: Análise dos instrumentos de política monetária comumente utilizados quando a contenção inflacionária é um imperativo.
Aluno: Leandro Bricio da Fonte
Disciplina: Int. Economia
Turma: 110
Introdução
Se observarmos o histórico do desempenho da economia brasileira nas últimas décadas, podemos afirmar que após o Plano Real, tivemos uma grande melhora geral e ainda observamos uma maior eficiência durante a gestão do Presidente Lula e sua sucessora a Presidente Dilma, com o País conseguindo até então manter a inflação resistente à queda e com crescimento modesto até 2013, decorrente da atuação do Copom ( instituído em 20/06/1996, Comitê de Política Monetária do Banco Central ) no controle da taxa SELIC ( Sistema Especial de Liquidação e Custódia ), usando o aumento da taxa para diminuir a demanda, quando o menor consumo gera queda de preços, ou ainda adotando a política contrária, reduzindo a taxa e estimulando o crescimento da economia, concedendo mais crédito ao sistema e aumentando o volume de moeda em circulação.
A política monetária visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Na política expansionista, o dinheiro em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia , a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país. O aquecimento possui o risco de gerar efeito inflacionário na economia.
Instrumentos de política monetária
Como consequência de uma avaliação de variáveis oriundas da Macroeconomia, a política monetária adotada pelo governo, atua no controle de gastos da economia nacional, influenciando diretamente a renda das famílias e nos empreendimentos feitos pela iniciativa privada, podemos assim dizer que ela é de suma importância e tem grande influência na economia do país.
Os instrumentos