ahahahaha
1. OBJETIVOS
- Determinar o deslocamento, a velocidade e a aceleração de um móvel com movimento retilíneo uniformemente variado.
2. MATERIAL
- Trilho de Ar;
- Cronometro eletrônico digital;
- Carrinho;
- Cabos;
- Fotossensor;
- Paquímetro;
- Mecanismo de disparo;
- Fita métrica.
3. INTRODIÇÃO TEÓRICA
O MRUV , mostra que a velocidade vária conforme o tempo, esse movimento pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencial ao logo de uma retaonde a aceleração é constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
Segundo a 2ª Lei de Newton, podemos medir a aceleração de um corpo se conhecermos a sua massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão:
Onde m é a massa do corpo e a é a aceleração.
Quando a força resultante é nula então não existe aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).De acordo com a cinemática a aceleração é uma grandeza vetorial, definida como sendo a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Quando algum sistema apresenta uma aceleração constante, o módulo dessa pode ser dado pela fórmula: Já o módulo da aceleração instantânea é obtido normalmente por: Voltando ao caso do sistema apresentar aceleração constante, podemos obter uma função horária da posição x num movimento retilíneo uniformemente acelerado:
S= So + Vot + at²/2
Onde So é a posição inicial do objeto, Vo é a velocidade inicial do mesmo, t é o tempo e “a”, a aceleração.
3. PROCEDIMENTO
Essa Prática se resume a demonstrar que a velocidade se varia conforme o tempo, e mesmo tendo o mesmo a mesma velocidade o tempo tende a ser variavél.
4- meça com u m paquímetro a espessura do calço de madeira fornecido de determine o ângulo de inclinação do trilho de ar.