Aguas subterraneas
Escola de Minas
Departamento de Engenharia Ambiental – DEAMB
Poluição das águas subterrâneas
Hélio Santi
Nicolas Mamede
Roniza Helena Maciel Passeri
Guilherme de Oliveira Cruz
Rafael Guimarães Lucinda
Ouro Preto, 16 de novembro de 2010. 1. Introdução
Embora três quartos da superfície da Terra seja composto por água, a maior parte não está disponível para consumo humano pois 97,5% são águas salgadas, encontradas nos oceanos e mares e do restante,68,9% formam geleiras e 31,10% é doce e pode ser utilizada para consumo do homem e animais. E deste total 96% estão armazenados em fontes subterrâneas. As águas doces superficiais - lagos, rios e barragens - utilizadas para tratamento e distribuição nos sistemas de tratamento vêm sofrendo os efeitos da degradação ambiental que atinge cada vez mais intensamente os recursos hídricos em todo o mundo. A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em nosso planeta.
O uso cada vez mais intenso dos recursos hídricos vem obrigando à adoção de medidas de regulação e modificação dos cursos d’água o que gera variações nos ecossistemas e microclimas, com prejuízos à flora, fauna e habitat. O aumento da contaminação da água é uma das características mais importantes do uso dos recursos hídricos em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento são poucas as cidades que contam com estações de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos.
Até agora os seres humanos, a fauna e a flora vêm sobrevivendo às situações de mudança, mas se a contaminação aumentar a capacidade de regeneração e adaptação diminuirá, acarretando a extinção de espécies e ambientes que antes constituíam em fonte de vida.
2. As Águas Subterrâneas
2.1 Origens das Águas Subterrâneas
Praticamente toda a água subterrânea vem da chuva, originada pela evaporação do mar. Outras fontes, como fontes