Aguas subterraneas
Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares(que ocorre entre as pequenas partes ) das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.
Depois que eles se depositam no fundo acaba se infiltrando no solo e subsolo e durante períodos de tempo extremamente variáveis, resultado de muitos fatores:
-O tipo do solo: se o solo tem argila a penetrabilidade é menor não permitindo uma grande infiltração;
-Inclinação do terreno: em decaimentos acentuados a água corre mais rapidamente, diminuindo a chance de infiltração;
- Cobertura vegetal: um solo coberto por vegetação é mais permeável do que um solo desmatado;
-Tipo de chuva: chuvas intensas “enchem” rapidamente o solo, ao modo que chuvas finas e demoradas têm mais tempo para se infiltrarem.
A água subterrânea também é muito importante para a manutenção da umidade do solo, que garante sua disponibilidade para a vegetação,e para o abastecimento humano.Em regiões de clima árido e semiárido a água subterrânea pode ser o principal recurso hídrico disponível para a população, as vezes, o único.Estima-se que metade da população mundial utilize a água subterrânea para suas necessidades diárias de consumo.
A maior disponibilidade de água subterrânea no Brasil é encontrada no aqüífero guarani, um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. Ele possui uma área der 1,2 milhões de km quadrados distribuídos por vários estados brasileiros, além de terras do Paraguai, Argentina e Uruguai.
A distribuição das águas superficiais é muito variável, a das águas subterrâneas também é, uma