AGUA
A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. A doce, já considerada como esgotável, cujos recursos naturais de transformação da água potável são lentos, frágeis e limitados e impactados negativamente pelo crescimento desordenado das cidades, pelas mudanças de hábitos da população e pela construção civil, alterando o ciclo hidrológico e poluindo as águas através das edificações.
Captação da água da chuva
Como funciona ?
A captação é feita a partir do telhado da casa ou edifício. Seu caimento direciona a água para calhas que por sua vez direcionam para um tanque de armazenamento que poderá ser subterrâneo ou não. Junto ao reservatório instala-se um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos.
Os filtros são usados para remover
pequenas partículas, sólidos dissolvidos e produtos químicos ou metais pesados prejudiciais. A filtração em si pode ser considerada um polimento ao tratamento de separação de sólidos inicial de gradeação e decantação primária. Um filtro pressurizado ou por gravidade de areia ou areia/carvão ativado, melhora sensivelmente a turbidez e gostos estranhos da água e se a água está sendo usada para uso potável deve-se eliminar também a cor, odor e sabores estranhos da água, além da presença de sais, minerais e metais pesados.
Principais agentes de desinfecção
Cloro: pode ser granulado, em pastilhas ou líquido. As pastilhas podem ser de dissolução rápida ou lenta. O cloro tem a propriedade de permanece por um longo tempo na água por seu efeito residual sendo usado no tratamento de agua de cisternas comumente. O tempo de contato do cloro com a água, que deve ser de, no mínimo, 30 minutos e sua dosagem de 2 ppm para manter um residual de 0,5 mg de cloro por litro de água.
Tipos de cloradores:
• Em pastilha: podem ser flutuantes, cloradores mais simples e usados em piscinas, cisternas e caixas de água. Os cloradores de passagem, outro